Bem-vindo 2018

Última viagem de 2017, primeira de 2018. A passagem do ano chegou, assim como mais uma oportunidade de fazer uma escapadinha. Para terminar (para já!) a onda dos destinos alentejanos, seguimos pela terceira vez consecutiva até Reguengos de Monsaraz, a capital do vinho do Alentejo.

Ficámos em casa de uns amigos que, como sempre, nos receberam muitíssimo bem na Horta de Santo António.

A primeira coisa a fazer foi conhecer Monsaraz e há poucas coisas melhores que terminar o dia na antiga vila de xisto e ver o pôr do sol no Alqueva. 

No dia seguinte, a primeira paragem foi um local com imenso sucesso este verão, a Praia Fluvial de Monsaraz, onde parámos para beber um café e aproveitar o sol naquele dia frio. A barragem do Alqueva é conhecida por ser o Grande Lago. Ainda que menos preocupante do que noutras zonas do país, deu para perceber que o nível da água está muito abaixo do normal devido à seca que o país tem enfrentado este ano.

E a visita continua. Seguimos até ao Convento da Orada - que se encontra tristemente fechado e quase abandonado atualmente - e até ao monumento megalítico que se encontra a apenas alguns metros do local.

Como sou uma pessoa que gosta de conhecer as tradições e acho imensa graça às superstições e rituais antigos, a Rocha dos Namorados, em São Pedro Corval, era um ponto que me despertava curiosidade e, por isso, obrigatório neste roteiro. Diz a lenda que as raparigas solteiras, de costas para a dita rocha, e com a mão esquerda, devem atirar uma pedra em direção ao rochedo até conseguirem que a pedrinha fique lá em cima. O número de tentativas falhadas corresponderá então ao número de anos que faltam para a rapariga casar. Foi muito engraçado mas não vamos falar da quantidade de vezes que falhei...

Última paragem deste mini roteiro: Fonte do Telheiro. Esta fonte remonta ao século XVIII e chama a atenção de quem passa por ser tão simples mas tão bonita e de cores fortes e típicas alentejanas.

O último dia do ano foi passado junto à lareira, rodeada de amigos e do meu namorado, num local que tanta calma e felicidade me traz. Não há melhor forma de começar um novo ano, uma nova etapa e novos desafios.

Bem-vindo 2018!