No mês passado voltámos à estrada em família para conhecer melhor região Oeste.
O apartamento do Evolutee Hotel - Royal Óbidos Spa & Golf Resort foi a nossa casa para estes dias, onde acordámos com vista para o mar, a respirar tranquilidade e, claro, com o típico clima do Oeste.
Lagoa de Óbidos
Baleal e Peniche
Passámos a manhã a aproveitar o sol na esplanada do Danau Baleal Bar e com os olhos nas dezenas de pranchas no mar. Esta pequena península de areia branca é uma zona reconhecida dos amantes de desportos náuticos, como o surf ou windsurf e é de uma beleza particular pois podemos, simultaneamente, estar de costas e de frente para o mar.
Já em Peniche, almoçámos no Popular, um restaurante que me recomendaram e que posso confirmar que o peixe é fresquíssimo.
Depois fomos ao histórico Forte de Peniche. O forte foi construído no século XVI e funcionou como prisão política de alta segurança durante o Estado Novo e aqui estiveram várias figuras relevantes da resistência à ditadura, entre elas, Álvaro Cunhal, que liderou a “Fuga de Peniche”, em 1960. O interior do edifício é atualmente o Museu Nacional da Resistência e Liberdade – encerrado para obras de requalificação, na altura da minha visita.
Do porto de Peniche é possível apanhar um barco para a Reserva Natural do arquipélago das Berlengas. Desta vez não tivemos tempo mas a visita terá de se concretizar em breve.
Castelo de Óbidos
Assim que nos aproximamos da vila de Óbidos somos surpreendidos pela imagem do imponente castelo medieval, construído a cerca de 80 m acima do nível do mar. Uma parte deste monumento, que foi um presente de casamento do rei D. Dinis à rainha Stª. Isabel, funciona atualmente como Pousada/hotel e, tanto o castelo como a vila, estão classificados como Monumento Nacional.
Passeámos pelas ruas labirínticas, bem conservadas e cheias de vida dentro das muralhas e, claro, não podíamos deixar de provar a típica Ginja.
Terminámos o dia na Foz do Arelho, que liga a Lagoa de Óbidos ao Oceano Atlântico.
Ericeira
Antes de regressarmos ao Algarve, aproveitámos para visitar a Ericeira. O restaurante onde almoçámos não tem vista para o mar mas o espaço está bem decorado, com elementos tradicionais portugueses, e a comida é divinal!